Alimentação leve no verão é fundamental.
Veja como ter hábitos saudáveis na hora de comer durante a estação do calor...
e no resto do ano também!
Verão combina com sol, praia, roupas mais fresquinhas e... alimentação leve! Com o aumento da temperatura no ambiente, o nosso organismo precisa dissipar o calor. Por isso, a hidratação redobrada nesta época do ano é fundamental. E, como já dissemos, uma alimentação leve, equilibrada, casa perfeitamente com a estação. "Diferente do período do inverno, em que a circulação é mais central, evitando a perda de calor, no verão a circulação sanguínea é mais periférica e mais bem distribuída entre os membros, exatamente para auxiliar o organismo a manter a temperatura corporal. É por isso que devemos oferecer refeições que sejam mais fáceis de digerir, sem sobrecarregar o organismo", explica o nutrólogo de Curitiba, Maximo Asinelli.
Mas o que quer dizer, exatamente, "refeições leves"? Segundo o doutor Maximo, os melhores alimentos para consumir nos dias quentes são os sem muito teor de gordura e, de preferência, crus. Eles não só ajudam a evitar carência de nutrientes como, de quebra, dão uma força para manter o bronzeado. Ah! E não se esqueça de fazer pratos bem coloridos.
A seguir, veja alguns exemplos do que vale a pena investir: Frutas - principalmente as que contêm bastante água, como melancia, melão, laranja... Vale tanto a fruta em si como em forma de sucos. Carnes brancas - sempre grelhadas, assadas ou cozidas. Legumes e verduras. Leite e seus derivados em versões magras (como o queijo branco e o iogurte desnatado). Alimentos à base de soja. Saladas. Alimentos integrais ao invés de refinados. Líquidos, líquidos, líquidos!
Só vantagens
Segundo o doutor Asinelli, essa alimentação que citamos, perfeita para o verão, é a que deveríamos seguir durante todo o ano. Afinal, o resultado é uma melhor disposição física, menor consumo de calorias, e a adoção de um hábito mais saudável de hidratação constante. "Frutas e alimentos crus, além de auxiliar na hidratação, oferecem muito mais vitaminas, minerais e fitoquímicos (nutrientes provenientes de vegetais)", lembra o especialista. Sem falar nos líquidos, que, junto com essa alimentação leve e balanceada, ajudam a proporcionar maior saciedade, contribuindo para o controle de peso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário