quinta-feira, 2 de julho de 2009

Conheça os alimentos típicos do cardápio de quem faz dieta


Nutricionista explica por que eles são importantes para o emagrecimento saudável


Sem contar as furadas em que você já se meteu ao apelar a cardápios restritivos demais, você provavelmente conhece uma lista razoável de dietas saudáves . E se você conta com menus previamente montados para manter o ponteiro da balança equilibrado e a saúde em dia, já deve ter notado a freqüente participação de uma turma de alimentos.

Não à toa, leite desnatado, peito de frango e cenoura são comuns nos pratos de quem está reeducando o estômago. A seguir, a responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella, mostra uma lista com nove participantes típicos das refeições a favor do emagrecimento. Veja quais são os alimentos e confira por que eles não podem faltar na sua mesa.

Leite desnatado: comparado com o leite integral, a versão desnatada do leite apresenta uma redução calórica, já que contém menos quantidade de gordura. Além dessa vantagem, outro ponto que se destaca é que a quantidade de cálcio, nutriente importante para a saúde dos ossos, é preservada. O leite desnatado ainda fornece um nutriente importante para a reparação dos tecidos e que está envolvido em diversas reações no organismo, a proteína. Ele pode ser consumido no café-da-manhã ou à noite, na ceia , indica Roberta.

Iogurte desnatado ou light: outros bons fornecedores de cálcio e proteínas, os iogurtes desnatados ou light têm baixa quantidade calórica. A dica da nutricionista do Minha Vida para aproveitar esses benefícios é incluí-los no lanches que intercalam as refeições principais, acompanhados por frutas ou cereais integrais.

Peixe: Roberta lembra que, apesar de termos um vasto litoral, o consumo de peixe dos brasileiros é baixo. Os peixes são excelentes alimentos. São fontes de proteínas e de gorduras protetoras do coração, como o ômega-3 , ressalta. Ela aconselha que o consumo de peixes seja feito, pelo menos, três vezes pose semana. O preparo é fácil e rápido, se você preferir as preparações assadas ou grelhadas, as mais recomendadas. Além disso, a quantidade calórica deles é menor que a da carne bovina lista mais vantagens do alimento típico da mesa saudável.

Peito de frango sem pele: alimento 100% presente nas dietas saudáveis. O motivo é que, sem a pele, o peito de frango apresenta redução de gordura e colesterol. A preparação mais comum é feita na grelha. Para dar mais sabor, você pode temperá-lo com ervas frescas , dá a dica a nutri. Para evitar que fique ressecado, não deixe o frango grelhando por muito tempo , termina.

Mamão papaya: ele faz parte do time de frutas com baixo valor calórico. Boa fonte de vitaminas e minerais, o mamão pode ser consumido no café-da-manhã, nos lanches intermediários ou, até mesmo, como sobremesa. Consumido com granola, você aumenta a quantidade de fibras do lanche. A substância é importante para regular o funcionamento do intestino , frisa Roberta Stella. Ainda de acordo com a especialista, vale lembrar que uma dieta balanceada é feita de variedade. Outras boas opções de frutas para quem está de olho nas calorias consumidas são o melão, a melancia, o morango, a ameixa e a pêra .

Pão de forma integral: erroneamente, os pães são taxados como vilões da dieta, segundo Roberta. Ricos em carboidratos, eles ajudam a atingir a recomendação diária desse nutriente que fornece energia , explica. Optar pela versão integral, porém, é mais vantajoso devido a quantidade de fibras que apresentam. A especialista do Minha Vida diz que o pão de forma integral pode ser usado na preparação de um sanduíche natural, nos dias em que é necessário fazer refeições rápidas.

Cenoura: como pode ser consumida crua ou cozida, a cenoura não falta nas refeições de quem procura um prato rápido e prático. Fonte de vitaminas minerais e carboidratos, ela ajuda a atingir as doses diárias tais nutrientes. Além disso, mais de 90% da cenoura é composto por água, fazendo com que o legume tenha um baixo valor calórico , destaca Roberta. Segundo a nutricionista, o fato de a cenoura ser um excelente alimento em termos nutricionais, não exclui a necessidade de outros legumes no cardápio. Quanto mais variados forem os tipos de legumes, mais saudável será a refeição. Escolha, por exemplo, dois tipos diferentes para compor a refeição , completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

50 Receitas para você emagrecer comendo bem.

CLIQUE NO LINK ABAIXO E SAIBA MAIS. https://hotm.art/HQnYbzBk   "A Verdade SURPREENDENTE Sobre O Que Comer No Dia-a-Dia, Em Cada Refeiç...