terça-feira, 4 de agosto de 2009

Experimente o estilo vigoroso do Power Yoga

Confira os benefícios, contra-indicações e uma sugestão de posturas para fazer em casa


Imagine uma técnica que alie dinamismo, alinhamento perfeito e concentração. Esse é o Power Yoga, um estilo do Hatha Yoga que trabalha com exercícios mais dinâmicos e fortes, com seqüências mais conectadas. É uma adaptação do dinamismo do Ashtanga e das noções de alinhamento do Iyengar.

O professor da modalidade Anderson Allegro, do Aruna Yoga, em São Paulo, diz que o esse tipo de Yoga apresenta uma maior fluidez de movimentos. O Power Yoga trabalha muito com o Vinyasa. As seqüências da prática são bem dinâmicas, você passa direto de um asana para outro, sem relaxar entre as posturas , disse. Isso faz com que você não interrompa o fluxo
das posturas e gere mais energia para a prática. A professora de Ashtanga Power Yoga, Eloísa Vargas, do Estúdio de Yoga Brasil, em Porto Alegre, falou que essa nomenclatura é apenas para especificar a intensidade da prática. O Power Yoga é um Yoga tradicional, mas mais forte e intenso , completou.
Yoga de academia
A modalidade surgiu na década de 1990 nos Estados Unidos. O professor Bryan Kest criou a técnica porque queria mais dinamismo e força no Hatha Yoga. O nome foi dado para se diferenciar dos outros tipos de Yoga.

No Brasil, o Power Yoga começou nas academias de ginástica e, hoje, é ensinado em várias escolas do país. Acredito que a técnica tenha feito tanto sucesso nas academias porque os alunos gostam de aulas dinâmicas, que não sejam muito paradas , comentou Anderson.

Mas deve-se tomar cuidado ao escolher o local de prática. Esse Power Yoga que é dado na academia é diferente do que é dado nas escolas especializadas. Os professores de Yoga focam bastante na filosofia e não só no corpo. Esse é um diferencial , falou Eloísa. E, ao contrário do que se pensa, o Power Yoga não é uma aula de ginástica, nem um exercício cardiorespiratório. As pessoas ficaram com a idéia de cansa, mas isso não é verdade, pois a técnica não é um trabalho aeróbico. A pessoa não fica cansada nem ofegante durante a aula , afirmou o professor. Apesar da prática ser vigorosa, a associação dos movimentos com a respiração dá energia à pessoa, que consegue fazer a aula sem muito cansaço.

Benefícios para corpo e mente
O Power Yoga oferece diversos benefícios ao praticante. Assim como em outros tipos de Yoga, trabalha-se muito a respiração, a meditação e o relaxamento, o que leva a um autoconhecimento, paz e mais tranqüilidade no dia-a-dia.

O Power Yoga é indicado para pessoas que não conseguem relaxar, porque o dinamismo da aula torna mais fácil o relaxamento no final , disse Anderson Allegro. Os praticantes da técnica sentem os efeitos na mente, conseguidas nas aulas de Yoga, com um trabalho muscular mais forte. A maior vantagem do Power Yoga é o equilíbrio entre o trabalho muscular e o alongamento. Fortalece a musculatura de uma maneira que não se encontra no Yoga tradicional , afirmou Anderson. Eloísa comentou que a prática beneficia a pessoa como um todo. O Power Yoga fornece fortalecimento muscular e alinhamento postural. Mas o mais importante é o bem que faz para a mente, para o espírito .
Indicado para quem?
A técnica é indicada para todas as pessoas que queiram uma movimentação maior nas aulas. Não há nenhuma contra-indicação específica. Só depende da condição de cada pessoa, assim como nas outras técnicas , afirmou Anderson.
Mas não é porque não há contra-indicação, que se deve sair praticando. É preciso fazer a prática com um instrutor especializado. Apenas um professor pode ajudar o aluno a não se machucar , alertou Eloísa.

Os praticantes podem fazer em casa as seqüências de asanas, tomando cuidado e não ultrapassando os limites. Mas para se obter algum efeito, é preciso disciplina. Nós recomendamos que se faça, pelo menos, três vezes por semana, para conseguir sentir os benefícios do Power Yoga . Se você quiser tentar fazer sozinho, comece com a seqüência que o professor Anderson passou. Essas posturas, juntas, fortalecem a musculatura das pernas e alonga a virilha e os quadris. Mas lembre-se: é sempre importante procurar um professor para orientá-lo nas técnicas do Yoga.

Seqüência
Comece com o Surya Namaskar B (Saudação ao Sol). Fique em Tadasana (Postura da Montanha). Inspire, dobre os joelhos, levantando os braços e olhe para as mãos, ficando em Utkatanasa (Postura Poderosa). Expire, desça seus braços bem abertos para o lado e mova o queixo em direção às canelas em Uttanasana (Postura do Alongamento Intenso). Passe para Ardha Uttanasana (Meia Postura do Alongamento Intenso), inspirando e arqueando o tronco em uma leve retroflexão com os braços estendidos e a cabeça olhando para frente. Expire e coloque as duas pernas para trás em Chaturanga Dandasana (Postura dos Quatro Apoios). Faça o Adho Mukha Svanasana (Postura do Cachorro Olhando para Baixo), inspirando e estendendo os braços para levar o tronco para cima. Olhe para o teto. Vá para Adho Muka Svanasana (Postura do Cachorro Olhando para Baixo), elevando o quadril, levando a cabeça para baixo para formar um triângulo com o corpo.

Passe para o Virabhadrasana II (Posição do Guerreiro II). Leve a perna esquerda para trás, com cerca de quatro palmos de distância entre os pés. Flexione o joelho direito até que fique em cima do calcanhar e desça os quadris para que fique na mesma linha do joelho direito. A cabeça deve ser puxada para o teto e os braços afastados na linha dos ombros.

Em seguida, faça a seqüência de Vinyasa. Partindo do guerreiro, leve as mãos ao chão e a perna direita para trás. Ficando na posição de prancha (Chaturanga Dandasana) e mantenha os cotovelos colados ao corpo. Role os dedos, apoiando o dorso dos pés no chão. Estenda os braços, elevando o centro do peito para cima, com os joelhos estendidos e fora do solo. Desta posição, erga os quadris para o alto, alongando a coluna (Adho Mukha Svasana). Volte para a Posição do Guerreiro, agora com a perna esquerda na frente. Repita a seqüência para o outro lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

50 Receitas para você emagrecer comendo bem.

CLIQUE NO LINK ABAIXO E SAIBA MAIS. https://hotm.art/HQnYbzBk   "A Verdade SURPREENDENTE Sobre O Que Comer No Dia-a-Dia, Em Cada Refeiç...