terça-feira, 4 de agosto de 2009

Yoga ajuda, mas não faz milagres Quem faz, ama. Quem ensina, idolatra. Mas é preciso cautela com as promessas


Prática que caiu no gosto dos brasileiros, o yoga promete trazer, além dos benefícios do exercício físico, uma boa dose de saúde. Só que a técnica é propagada como solução para uma lista sem fim de problemas: depressão, abandono do cigarro e até câncer. Há quem use a atividade como tratamento de doenças ou aposta para perder uns quilos.

Claro, o yoga traz diversas vantagens para o corpo, porém, usá-lo no lugar de medicamentos ou dispensar a fisioterapia e os exercícios aeróbicos, quando trata-se de uma recomendação médica, pode colocar a saúde e a dieta de muita gente em risco.

"O yoga é uma filosofia, uma forma de viver que envolve meditações, mudanças de atitude, conscientização corporal e emocional. Mas não pode ser considerado um tratamento médico", explica a professora de yoga da escola Humaniversidade, Juliana Araujo. A seguir, a especialista aponta algumas situações em que o yoga pode até atuar como coadjuvante de peso, mas não deve ser a única aposta.

1. Perder Peso
Quem está sonhando em enxugar medidas, deve deixar o yoga de lado, já que a técnica não tem como objetivo principal o de emagrecer, e os gastos calóricos são bem menores se comparados com uma aula aeróbica, por exemplo. "O Yoga tem uma técnica corporal que colabora com a perda de peso, porém, ela não é restrita a esse quesito. Exercícios mais voltados para esse objetivo, como a musculação e os treinos aeróbicos são os mais apropriados , explica a professora. Quem tem como única meta a de eliminar os quilos extras, deve evitar as aulas de yoga", explica.

2.Tratamento de câncer
Você já deve ter ouvido falar que o yoga é capaz de ajudar no tratamento de câncer e, até mesmo, curar a doença. Mas, como a professora explica, não existe nenhum estudo que comprove essa tese, e a doença precisa mesmo é de cuidados médicos especiais. O yoga não ajuda a curar o câncer e nem melhora o tratamento. Vale lembrar que uma doença tão séria precisa de medicamentos e tratamentos especiais. O que podemos falar é que muitas coisas podem ajudar o paciente a enfrentar o problema, como ervas, religião, amor, fé e também o yoga porém, nada foi comprovado, então, nada mais sensato do que seguir o tratamento medico , diz Juliana Araujo.

3.Parar de fumar
Se a ideia também é deixar as baforadas de lado, não se deve apostar todas as fichas na técnica do yoga. Não existe nenhuma ligação entre o abandono do cigarro e as aulas. Abandonar o vício da nicotina não está relacionado com a técnica. Para quem precisa parar de fumar, o melhor é procurar ajuda de um profissional. A única coisa que o yoga pode fazer nesse sentido é ajudar a pessoa a se conscientizar que aquele problema faz mal para sua saúde. Mas não vai ajudar a controlar a dependência , diz a professora.

4.Curar a depressão
De acordo com a professora, mas uma vez entramos em um conflito. Não existe nenhum estudo científico comprovando que a depressão pode ser curada com a prática. E quem precisa se livrar do problema deve procurar um especialista. O yoga não é capaz de curar nenhuma doença, ele apenas ajuda a pessoa a compreender alguns problemas que envolvem a doença. Falar que os professores são capazes de curar a depressão é uma injustiça com os psicólogos. Os transtornos que envolvem tratamentos psicológicos e psiquiátricos são especialidades que não dizem respeito ao yoga , diz Juliana Araujo.

5.Não conte com o yoga
Existem alguns casos que o yoga, além de não ajudar, podem oferece riscos para sua saúde. Não devemos contar com a técnica, quando temos alguma restrição médica ou psiquiátrica. Um exemplo são os problemas na coluna. Em muitos casos, o yoga pode ajudar, mas quando o problema é muito sério é preciso da liberação de um médico , explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

50 Receitas para você emagrecer comendo bem.

CLIQUE NO LINK ABAIXO E SAIBA MAIS. https://hotm.art/HQnYbzBk   "A Verdade SURPREENDENTE Sobre O Que Comer No Dia-a-Dia, Em Cada Refeiç...